O Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos foi fundado no Rio de Janeiro, em 23 de maio de 2000, e participa da rede internacional do Collège d’ Espace Analytique.

Entendendo a experiência clínica como política de subjetivação atravessada por jogos de verdade – e, portanto, indissociável das demais esferas da experiência coletiva – , o EBEP propõe intervenções éticas e políticas para além das práticas reservadas aos consultórios, tendo a defesa da democracia – ou, ainda, da ética da diferença – como bússola central.

Seu propósito é criar um espaço de produção marcado pela pluralidade e pela horizontalidade, ancorado na rede de grupos de trabalho, fundamento básico sobre o qual se organiza a instituição.

Constituído por psicanalistas e profissionais de outras áreas do conhecimento, o espaço sustenta, permanentemente, a transdisciplinaridade, mantendo-se em estreito diálogo com diversos campos e práticas (como cinema, teatro, literatura, artes plásticas, filosofia política, sociologia, antropologia etc.), bem como com os movimentos sociais.

Visite o site oficial do EBEP!